quinta-feira, 23 de maio de 2013

DENÚNCIA

Pessoal, compartilhem, divulguem, por favor! É o tratamento da minha filha Rebecca e de muitos pacientes que está em risco!

DENÚNCIA
GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN FECHARÁ SETOR DE QUEIMADOS DO IAMSPE

O Sr Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin aprovou uma reforma geral no IAMSPE, conhecido popularmente como Hospital do Servidor Público. O que era pra ser visto com bons olhos, caiu em de...
sgraça! Com a reforma, o Setor de Queimados (pasmem, é o único do Estado) deverá deixar de existir em 30 dias.
Esta foi a triste noticia que recebi ao levar minha filha Rebecca hoje para ser avaliada pela equipe de médica do Setor citado. Somos usuárias do Setor de Queimados do Iamspe através do convênio do SUS e, segundo nosso governador, o setor representa um rombo financeiro exatamente por ser conveniado ao SUS.
Acompanho o tratamento da minha filha há 3 anos e meio, época em que a adotei, mas ela faz tratamento em 5 anos. E nesse exato momento ela está num estágio importantíssimo de seu tratamento, utilizando um expansor tecidual para reconstrução de seu couro cabeludo que foi perdido quando ela sofreu o acidente.
Para mim ainda é surreal. Não consegui absorver a notícia. É como se tirassem a terra dos meus pés. Não estamos falando apenas de um setor que cuida de feridas e faz enxertos. Estamos falando de um setor que trata das sequelas das queimaduras e este setor devolve a qualidade de vida e a auto estima das pessoas.
Nos 3 anos que frequento o Setor de Queimados do IAMSPE, eu já conheci muitos pacientes e cada um deles tem uma história de superação para contar, graças aos excelentes profissionais tanto da junta médica quanto da equipe de enfermagem. Conheci pacientes de Piracicaba, Pinhalzinho, Birigui, Francisco Morato, Carapicuíba, Guarulhos e até um caso vindo da Venezuela.
Hoje no Estado de SP só estão abertos os setores de Queimados do IAMSPE e do Hospital do Tautapé. Já foram fechados os setores do Hospital do Penteado e Hospital São Mateus, mas não tratavam das sequelas das queimaduras, apenas as feridas em si. Eu tenho muitos relados para contar de muitos pacientes, mas vou focar no tratamento da minha filha. Quando a adotei, ela não tinha ¾ de cabelo/couro cabeludo. Hoje, graças aos profissionais do Setor de Queimados do IAMSPE, ela já tem ¾ do tecido cabeludo. E agora estamos lutando para alcançar os 100%. Mas não é apenas no couro cabeludo que ela faz tratamento. Minha filha precisa reconstruir nariz, sobrancelha, orelha e metade do rosto. Hoje ela tem apenas 5 anos e não liga para aparência, mas minha grande esperança era tratar as sequelas até sua adolescência, para contribuir para sua auto estima e, consequentemente, sua qualidade de vida.
E agora, o Senhor Governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin quer tirar esse direito da minha filha e ede tantos outros pacientes. E esse direito também é meu porque sou cidadã, pago imposto e tenho direito à saúde. Além disso, o Sr governador está violando um direito assegurado no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), que é o de assistência médica.
Em nome de todos os pacientes eu venho pedir desesperadamente pedir ajuda de todos da mídia para que consigamos impedir que um setor tão importante deixe de existir como se ele não significasse nada.
Se não for pela mídia, não seremos ouvidos. Precisamos fazer barulho, chamar a atenção porque nosso tempo é curto demais.
Estou à disposição para o que precisarem: fotos, depoimentos, vídeos, etc.
Um mãe DESESPERADA