quinta-feira, 15 de agosto de 2013

MAIS UMA BATALHA QUE VENCEMOS!!!

Há alguns dias eu acabei por dar a notícia na Fan Page Diário de Adoção e também na minha conta pessoal no Facebook que eu havia recebido um e-mail do Promotor Arthur Pinto Filho com documento oficial do IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Publico Estadual), redigido e assinado pelo chefe de gabinete Roberto Baviera.
No documento há o esclarecendo que a minha denúncia foi "completamente improcedente e insensata". Também há declaração de foram causados transtornos à Administração e aos profissionais da área. 
Ora, amigos, todas as informações que recolhi me foram repassadas pelos próprios médicos e corpo de Enfermagem do Setor de Queimados. Claro, nunca citei nomes porque era de minha responsabilidade proteger o anonimato de todos aqueles que salvaram a vida da minha pequena Rebecca e que até hoje se empenham no árduo trabalho de procurar amenizar ao máximo minimizar as sequelas de um acidente quando ela tinha por volta de 21 dias de nascida.
Depoimento na Assembléia de Greve 
É incrível... enquanto tentei contato com a Superintendência para esclarecimentos dos fatos, apenas o que recebi foram portas fechadas, telefonemas não retornados.
Quando no desespero, consegui chamar a atenção de mídias televisivas, a assessoria de imprensa dava como resposta que apenas haveria reforma do Hospital, que já era, inclusive divulgada nos corredores e saguão principal, o que fazia com que . Ou seja, acabei me passando por louca, mas mesmo assim, não cruzei os braços, continuei, sozinha, procurando meios para garantir o tratamento da minha pequena.
Publiquei posts no Blog:





Procurei então o Ministério Público do Estado de São Paulo e a Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Saúde Pública e fiz formalmente minha denúncia.
Passado praticamente 2 meses, a Superintendência me procurou desesperadamente falar comigo e marcar reuniões para esclarecer os fatos, porém quando mencionei que palavras não tem poder legal, tive como resposta o silêncio.
E só obtive um documento formal agora do IAMSPE, porque não desisti de lutar por um direito que é meu, garantido por lei e por um direito da minha filha que é garantido pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente, que é o de Assistência Médica Especializada.
Estou aqui para dividir essa batalha vencida e, principalmente agradecer as orações e todas as assinaturas que consegui através da Petição On Line criada por uma amiga de longa data, Gisele de Paula Nascimento, no link:
Foram 354 assinaturas. 354 pessoas que apoiaram a causa, muitas delas sem nem conhecer o Setor de Queimados e o MARAVILHOSO trabalho que os profissionais desenvolvem ali.



Eu nunca participei, em minha vida, de nenhum ato ou movimento. 
Lamento dizer que nunca fui para as ruas gritar pelos meus direitos quando os mesmos foram violados - vale esclarecer que tudo ocorreu paralelamente ao Movimento Passe Livre, que praticamente parou o Brasil - mas agora vejo como é importante gritarmos a todos os pulmões, mesmo que seja sozinho. 
Sim, galera, uma pessoa pode fazer sim a diferença, imagine meia dúzia, uma dezena, uma centena, um milhão. 
Esperei muito o apoio dos próprios beneficiados pelos tratamentos cedidos do Setor de Queimados - tanto Servidores Públicos Estaduais quanto os usuários do SUS, mas (não sei os motivos nem quero entrar em detalhes), notei que, infelizmente ainda estamos longe de sermos uma nação de verdade porque se os próprios usuários cruzaram os braços e, muitos deles apenas falaram e falaram, mas quando precisei me reunir com os mesmos, pasmem, ninguém me retornou!

Essa batalha que a Rebecca e eu vencemos ainda é apenas o começo por tenho ciência de que temos uma longa jornada pela frente. Minha FÉ pode até ficar abalada, mas nunca será destruída.

"DEUS está do lado de quem vai vencer." [Renato Russo]

Obrigada, Senhor!
Obrigada a todos que me apoiaram mesmo à distância!
Em especial, meu ESPECIAL OBRIGADA à toda junta médica e corpo de enfermagem do IAMSPE. Sem vocês meu tesouro jamais teria chego em meus braços!!!

"Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só
Mas sonho que se sonha junto é realidade." [Raul Seixas] 


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

UM DIA QUE AGORA TAMBÉM É MEU!

Ontem foi domingo. Dia dos Pais.
Até então para mim seria um dia comum, um domingo qualquer. Porém, mais uma vez, fui surpreendida por um gesto do meu pequeno Gabriel.
Estávamos na copa. Eu o auxiliava nas atividades que ele desenvolvia solicitadas pela escola. A Rebecca estava na sala, assistindo o DVD da Dora Aventureira pela milésima oitava vez.
O Gabriel estava muito envolvido e empenhado em resolver os probleminhas de matemática e mal falava. Enquanto isso eu aproveitava para pintar minhas unhas.
Terminados os exercícios de Matemática, ele organizou as folhas, colocou-as na pasta e enquanto abria o livro de Geografia, me perguntou:
“Mamãe, você sabia que hoje é Dia dos Pais?”
Não nego que a pergunta me abalou.
“Sei, Biel. Sei sim.”
Ele me olhou nos olhos e ficou pensativo:
“Você deu parabéns pro vovô, que é seu pai, não é?”
Fiquei mais abalada.
“Sim. Ele veio aqui em casa hoje e eu falei com ele. Por que, filhote?”
“Ah, eu tava pensando aqui que nem eu nem a Becca temos pai, então a gente não vai dar parabéns pra ninguém.”

Coração estraçalhando.
“E isso te deixa triste, filhote? Você fica triste porque não tem um pai?”
Voltou a ficar pensativo. Aqueles segundos pareceram horas para mim.
“Não. Você falou que eu tenho o melhor pai do mundo que é o Papai do Céu.”
“Sim. Isso mesmo. E tem outra, Biel, nem todo mundo tem pai. O vovô e a vovó não tem mais papai. E muitas crianças também não tem papai.”
“E também tem muitas crianças que nem mamãe tem, sabia?”
“Isso mesmo, Biel.”
Novo silêncio.
“Eu acho que você está triste, Biel. Está?” – insisti.
“Eu tava pensando aqui: o que um pai faz?”
Senti um nó na garganta. Meu filho estava sentindo falta de uma figura masculina. Não enfeitei, não fiz rodeios e fui logo falando:
“Um pai trabalha para poder ter dinheiro para pagar as contas, comprar comida, roupa e sapato para um filho. Um pai passeia com o filho, brinca com o filho. Um pai ajuda o filho nas lições de casa. Um pai educa o filho e o ama muito. Um pai briga com o filho para ensinar o que é certo e até pode dar umas palmadas de vez em quando. Um pai também pode ser um grande amigo do filho. Um pai é um montãozão de coisas, Biel!”
Para meu espanto ele se levantou e soltou um sorriso tão gostoso e me abraçou enquanto dizia:
“Feliz Dia dos Pais, mamãe!”
Fiquei aturdida. Sem saber o que falar. Apenas retribuí o abraço apertado e carinhoso.
“Por que você ta me desejando feliz dia dos pais, Biel?”
“Por que agora eu entendi porque eu não tenho pai. Eu não tenho pai porque eu tenho uma mãe que é mãe e que é pai ao mesmo tempo. Porque você faz as mesmas coisas que um pai faz. Mãe, eu te amo muito!”
E gargalhava. E eu? Ah, preciso falar que eu já estava me banhando em lágrimas?
“Eu sou um menino muito feliz porque Papai do Céu me mandou uma mamãe que é boa demais e até é um pai pra mim também! Mamãe, obrigada por me escolher! Eu te amo muito!”
A essa altura, eu já estava soluçando.
“Becca, Becca, vem aqui! Vem dar parabéns pra mamãe pelo dia dos pais!”
Não demorou muito e ela entrou na copa com aquela cara de dúvida:
“Biel, a mamãe é mamãe. Não é papai.”
“Oras, Becca. Você não percebeu que a mamãe faz tudo que um pai faz? A mamãe é mamãe e papai da gente. E foi um presente que a gente ganhou do Papai do Céu.”
Mesmo sem muito concordar, ela veio e me abraçou e me beijou:
“Mas pai não é homem?”
Entre lágrimas eu acabei sorrindo com a pergunta.
“Não precisa, Becca. A mamãe faz tudo que um pai faz. Não é da hora ter uma mãe assim, que é pai também?”
“Mas a mamãe é mulher...” – insistiu ela.
“Ai, Becca! Vc não entende??? A mamãe faz tudo que um pai faz pra gente. Quer dizer que a gente não precisa mesmo de um pai.”
A Rebecca gargalhou.
“Mesmo sendo mulher?”
“Sim, mesmo sendo mulher!” – respondeu o Gabriel
“Mãe, Feliz Dia dos Pais!” – e ela me abraçou novamente.

Cada dia é uma emoção nova na minha vida de mãe adotiva. Na verdade, mãe adotada.

Então, mãe que lê esse post agora, seja você mãe biológica, adotiva ou adotada... quero te desejar FELIZ DIA DOS PAIS.


Sim, FELIZ DIA DOS PAIS para você que é mãe solteira, divorciada, viúva...
FELIZ DIA DOS PAIS para você, mãe casada que apesar de ter a figura masculina ao seu lado, é você quem acaba sendo pai, muito mais pai do que seu próprio marido.


P A R A B É N S à todas as PÃES!!!