quinta-feira, 17 de outubro de 2013

SIMPLES ASSIM

Há uns 2 meses eu estava assistindo a animação UP Altas Aventuras com meus filhos. Uma animação muito legal, deixo como dica.

Conta a história de Carl, que sempre gostou de aventuras. 

Fã do desbravador Charles Muntz, ele deseja também explorar o mundo a bordo de um balão, principalmente depois de conhecer Elle, uma garota que compartilha dos mesmos sonhos dele. 

Apaixonados, os dois se casam e constroem uma vida juntos. 








Com dificuldades para terem seu primeiro filho, que nunca veio, e constantes problemas financeiros, o casal adia seus sonhos de conhecer a América do Sul, até que ficam velhos e Elle falece.


Ranzinza e rabugento, Carl (agora dublado por Chico Anísio) se torna o oposto daquilo que esperava para si. Querendo apenas passar o resto de seus dias na casa em que viveu com a amada, ele é surpreendido por um empreendimento imobiliário que quer derrubar a
residência. 
Para não acabar em um asilo, e sem nada a perder, Carl amarra milhares de balões na casa, que sai voando para que ele, enfim, viva Altas Aventuras. Porém, o homem não contava com Russell, um escoteiro que estava escondido por lá. Apegado à modernidade e precisando ajudar algum idoso para ganhar uma medalha, o menino mudará a forma de Carl enxergar o mundo. 


Claro, não estou aqui para contar toda a história, incluindo o final. Não, não, não...
O período onde é resumida a vida do casal, umas das cenas que mais chamou atenção da Rebecca foi exatamente quando Carl e Elle ficam deitados no gramado, olhando para o céu e sonhando com o primeiro filho. Nuvens tornam-se graciosamente em lindos bebês e eu, pacientemente procuro explicar para ela o que significa
 cada uma das imagens.
Ainda neste resumo, há uma cena que conseguiu chamar muito mais a atenção dela: quando Carl e Elle estão no médico e, desesperadamente, Elle começa a chorar. Como não há diálogo durante o desenrolar das cenas, lá vem as perguntas:
"Mãe, pui que ela tá chorando?"
"Ah, filha, lembra que eles estavam querendo ter um bebê?"
"Sim. Mas pui que ela tá chorando então?"
"É que eles descobriram que não podem ter um bebê."
"E pui que eles não podem ter um bebê?"
"Acho que é algum problema de saúde, Becca. O médico explicou pra eles que por algum motivo ela não pode ficar grávida."
Rebecca me olhou nos olhos friamente.
"Ah, não acredito que ela tá chorando por isso! Não precisa chorar só puique não pode ter um filho. Pui que ela não fez igual você?"
"Como assim, Becca?"
"Ué, é só adotar!"
Eu fiquei com cara de tacho sem ter o que responder. E ela insistiu:
"Alguém tem que falar com ela que é só adotar. E ela pode adotar quantos ela quiser. Aí ela não precisa mais chorar. E ela vai ser feliz igual você, com 2 filhos!"
Confesso que caí em lágrimas, mas dessa vez, lágrimas e risos.
Quando olhei para o Gabriel, ele estava chorando também.
"O que foi Biel, algum problema?"
"Ah, mamãe, o Carl ficou sozinho... tadinho dele... a Elle morreu e ele não tem nem um filho pra ficar com ele."
Antes que eu respondesse qualquer coisa, a Rebecca já se intrometeu:
"Ora, Biel, eles não tiveram filho puique não quiseram. Era só adotar. Aí, se a Elle ou o Carl morressem, ficaria um filho adotivo. A culpa foi deles!"
Com uma resposta assim, eu só pude ficar quieta.
Quieta e puxá-los para um abraço coletivo.
Crianças são maravilhosas. Crianças são anjos.

Até o pequeno Russel conseguiu mudar o rabugento Carl.

Com criança é tudo simples assim.

Pena que crescemos, não é?






E a cada dia que passa eu só tenho mais certeza de que Deus fez cada um dos meus filhos sob medida só pra mim.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

AOS MESTRES COM CARINHO

Como amanhã não estarei ao line, antecipo aqui os meus PARABÉNS a TODOS OS VERDADEIROS PROFESSORES.
Meus parabéns a todos os profissionais que não perdem a fé e que amam a profissão. Aos mesmos profissionais que ainda suportam trabalhar até 3 turnos para garantir uma renda mínima, aos mesmos profissionais que sofrem abuso das Prefeituras e Estados, que são espancados por policiais a mando do Governo enquanto reivindicam melhorias no sistema de ensino e que, pasmem, também são agredidos pelos próprios alunos, os vândalos mirins que nasceram numa geração onde não há regras ou limites, onde pais desestruturados não conhecem o poder da palavra "não" e que permanecem com a idéia retrógrada da inversão de valores, onde a escola/professor são os responsáveis pela educação de seus "filhinhos". A esses pais eu dou nota zero. E aos professores que continuam mantendo sua ética profissional, eu ME CURVO diante de cada um.
A cada professor do meu primário, ginásio, colegial, graduação e pós graduação eu agradeço por tudo que sou.

Quero também deixar meus sinceros agradecimentos às professoras OZANA e VERA, que foram as primeiras educadoras que ensinaram a coordenação motora e o alfabeto ao meu Biel, e à MARAVILHOSA TALITA PICOLI, que ensinou meu filhote a ler e a escrever.


Claro, não posso deixar minha irmã ELIZANE SANTOS DE ANDRADE BICHARA, mais conhecida como TIA CHECHE com ciúmes. Como minha Becca está afastada da escola desde Setembro de 2012, minha irmã está sendo a responsável por ensinar a coordenação e o alfabeto à minha ogrinha. Mas não esqueci de vocês, GISELE LOPES XAVIER e ANDREIA OLIVEIRA ANJOS que ensinaram a minha pequena a entrar em contato com a sociedade pela primeira vez na CEI Gustavo Doriguello.

Deixo aqui meus PARABÉNS, FELICIDADES, SAÚDE e quero que tenham a certeza que VALORIZO MUITO O ÁRDUO TRABALHO DE TODOS VOCÊS. Que DEUS os abençõe e que os protejam de todo o mal. 
Do fundo do meu coração, eu estenderia um longo e macio tapete vermelho para que pudessem desfilar PORQUE SÃO VOCÊS QUE VERDADEIRAMENTE FAZEM O FUTURO DA NAÇÃO.

"...E nossa história não estará pelo avesso
Assim, sem final feliz.
Teremos coisas bonitas pra contar.

E até lá, vamos viver
Temos muito ainda por fazer
Não olhe pra trás
Apenas começamos.
O mundo começa agora
Apenas começamos."
[Renato Russo]

Para fechar com chave de ouro deixo a canção TO SIR WITH LOVE, tema do filme de mesmo título, interpretadas por Natalie Merchant, da banda 10.000 Maniacs e por Michael Stipe, da banda R.E.M.




E para quem não conhece a versão original, segue o link. Fica também como dica assistir o filme, dirigido por James Clavell, com Sidney Poitier, 1967. 

Sinopse

Além de discutir as questões raciais, o filme mostra como a realidade social do aluno interfere no desempenho escolar.

Mark Thackeray (Sidney Poitier) é um engenheiro desempregado que resolve dar aulas no bairro operário de East End, em Londres. Mas a turma, cheia de alunos indisciplinados, fará de tudo para que ele desista da sua missão, como fez com os professores anteriores. "Nem todas as armas do professor para motivar seus alunos são encontradas na sala de aula ou nos livros: o protagonista só estabelece uma conexão com os delinquentes ao provar que há uma relação direta entre os conteúdos ensinados em classe e a progressão do mundo ao redor. Retrata a história de um professor que, ensinando sob condições adversas (alunos desinteressados, agressivos, com pouca orientação familiar e sem perspectivas de enxergar a educação como espaço de aprendizado), consegue obter resultados importantes junto aos estudantes.


http://www.g1filmes.com/baixar/download-ao-mestre-com-carinho-dublado


Ao Mestre, Com Carinho

Aqueles dias de estudante,
De contar historias
e de roer unhas, se foram
Mas em minha mente
Sei que sobreviverão para sempre, sempre
Mas como vc pode agradecer alguém
Que te tirou dos lápis de cera para o perfume
Não é fácil, mas eu vou tentar

Se você quisesse o céu, eu escreveria sobre o céu com letras
Que planariam a mil pés de altura
Ao Mestre, com carinho

Chegou a hora
De fechar os livros
E os olhares demorados devem acabar
E enquanto eu os deixo
Eu saberei que estou deixando meu melhor amigo
Um amigo que me ensinou o certo do errado
E o fraco do forte
É bastante para aprender
O que, o que eu posso lhe dar em troca?

Se você quisesse a lua eu tentaria fazer um começo
Mas eu gostaria que você deixasse lhe dar meu coração
Ao Mestre, com carinho