segunda-feira, 22 de agosto de 2011

AOS MESTRES (VERDADEIROS) COM CARINHO


O que vou compartilhar aqui hoje talvez não seja nada tão fora do comum. Na verdade minhas postagens nunca foram e nem tem a pretensão de serem fora do comum. Neste pequeno diário eu compartilho experiências de uma mãe de primeira viagem, do dia para a noite. Nada espetacular... mas são momentos simples que sempre deixamos de lado... mas eu ainda acredito naquela velha filosofia de que importantes mesmo são os momentos mais simples!

Meu filhote Gabriel e eu escovávamos os dentes juntos, nos preparando para dormir (na verdade ele, porque eu ainda tinha e tenho muitas coisas a fazer). Inesperadamente ele cospe a espuma da boca na pia, desce da cadeira e abraça minhas pernas. Olhei para baixo e logo percebi que estava bem prestes a participar de um momento mágico para ele. Como eu sei? Oras, aquele sorriso ainda cheio de creme dental, aqueles olhinhos pequenos que brilhavam quase ao ponto de me cegar e aquela lágrima sutil de felicidade que se formavam no canto não poderiam expressar outra coisa a não ser um momento fantástico para ele!

- Obrigado, mamãe! Eu amo muito a minha escolinha!

Caros, convenhamos, aquele "obrigado" não foi para mim... sei que ainda está longe o dia 15 de Outubro, onde se comemora o dia do Professor, mas essa foi a prova de que devemos comemorar, agradecer ao profissional de educação todos os dias. Aqui, pelo menos por agora, quero esquecer aquele "professor" que deixa de cumprir esta tão nobre função que é educar. Quero pensar nos profissionais que fazem suas tarefas todos os dias, assim como minha irmã, porque amam e porque ainda acreditam no futuro, por mais obscuro que ele pareça. Quero agradecer cada profissional que está na área da Educação com sua dedicação, carinho e amor, por mais difícil que possa parecer.

Nós mães às vezes não nos damos conta do quanto é importante, marcante e significativo o período que nossos filhos passam na escola. E digo, com toda certeza do mundo, eu, que tive oportunidades de ter uma boa educação, cursar graduação e pós, não teria talento mínimo para educar meus filhos sozinha! É uma tarefa em conjunto! Fico triste por lembrar que os valores estão cada vez mais invertidos e que a cada dia mães e pais acham que é "obrigação" da escola e dos professores educarem seus filhos. E não falo do ensino privado ou público. Noto isso independente das classes sociais.

Então, este post fica como agradecimento e homenagem à professores, psicólogos, psicopedagogos, pedagogos, coordenadores de educação, administradores da educação, assistentes de sala, merendeiras, inspetores e mais uma porção de profissionais que estão ligados à educação. Claro, aos verdadeiros! Aos que não se corromperam!

Em especial às professoras e amigas do meu filho Gabriel Yeshua, "Pro Vera e Pro Ozana".

Nenhum comentário:

Postar um comentário