quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

FUTURO X LOUÇA

Da série "Pérolas da Becca":

Aos poucos estou delegando tarefas domésticas às crianças, afinal de contas, já estão com 7 e quase 9 anos. Procuro ao máximo incentivar, mostrar os benefícios de se manter a casa limpa e organizada.

Como já era de se imaginar, o Gabriel é o meu grande ajudante. E a Rebecca... bem, essa é outra coisa. Só pra variar, é uma guerra. Todo santo dia uma briga!

Mal terminamos o café e o Biel já retira os copos, talheres, a margarina, bolachas. Guarda tudo com paciência e muita, muita organização. Depois já pega o paninho para limpar a mesa. Retira os farelos das cadeiras. Na sequência já pega a vassoura e varre cozinha, sala e já corre para varrer o quintal. E faz tudo certinho... muitas vezes, até melhor que eu!

A tarefa da Becca é arrumar o próprio quarto e enxugar a louça... mas ela nunca fez a tarefa por completo. Enrola tanto que o Biel ou eu ficamos nervosos e acabamos fazendo por ela. Eu falo, converso, peço, ordeno, brigo, grito, mas na maioria das vezes sou vencida pelo cansaço. Já deixei de castigo, já dei palmadas... confesso que não sei mais o que fazer! As desculpas são as mais variadas:

"Pra que limpar o quarto se vai bagunçar de novo?"
"A gente enxuga a louça, mas molha o pano. Não vou molhar o pano!"
"Não vou arrumar a cama porque eu vou dormir à noite e vai bagunçar tudo!"
"Lá vem essa história de novo... enxugar a louça... daqui a pouco vai sujar de novo!"
Para minha surpresa, hoje ela conseguiu se superar com a desculpa.



Estou eu lavando louça e noto que o escorredor só está enchendo. Tento localizá-la, mas o silêncio preenche o ambiente. Onde será que ela está?


"Becca, cadê você?"
"Estou na sala, mamamia!"
"E por que não veio enxugar a louça?"
"Estou lendo!"
"Pois pare de ler e venha enxugar a louça."

A resposta foi pausada e com tom firme:

"Ler é importante para minha evolução. Sabia que ler pode mudar o meu futuro? Enxugar a louça, não! Desculpa, mamamia, mas vou seguir o seu conselho: estudar é muito importante. Vou continuar lendo. A louça pode esperar!Meu futuro não!"

Como é dissimulada!

E eu? Bom.... mais uma vez fiquei sem ter o que falar e com cara de tacho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário